Linda e histórica composição de Luis Bonfá num arranjo para guitarra de Nelson Faria
Ponteio na Paulicéia n°1
Esta composição faz parte da Suite Ponteio na Paulicéia para piano de Carlos Roberto Rocha
Fervo na Paulicéia_Esta composição faz da trilogia Frevo na Paulicéia para piano de Carlos Roberto Rocha
Ponteio na Paulicéia n°2_Esta composição faz parte da suite Ponteio na Paulicéia para piano de Carlos Roberto Rocha
Bossa Nova 1.2.3.4.5_Estou postando os Songbooks de Bossa Nova de Almir Chediak (5 Volumes) para consultas e pesquisas das formas de elaboração das melodias e harmonização dos grandes compositores da bossa nova como Carlos Lyra,Menescal,Tom Jobim,Marcos Valle,Johnny Alf e outros.
Os songbooks Almir Chediak (editora Lumiar) são distribuidos pela Editora Vitale podendo ser adquirido neste site www.vitale.com.br ou pelos tel. (11) 5081-9499 / 5081-9493
Bossa Nova-Vol.1 by Carlos Roberto Rocha
Bossa Nova Vol.2 by Carlos Roberto Rocha
Bossa Nova Vol 3 by Carlos Roberto Rocha
Bossa Nova Vol 4 by Carlos Roberto Rocha
Bossa Nova Vol 5 by Carlos Roberto Rocha
Hermeto Pascoal Songbook
Estudos simples para violão de Carlos Roberto Rocha.
Carinhoso de Pixinguinha num arranjo para guitarra(violão) de Nelson Faria
Acorde de G7(9)(11)
Acorde de G7(#11)
Acorde de G7(#11) Tipo de Acorde=Dominante(V) Função=Tensão e Movimento resolvendo no acorde de I grau=Tônica Escala Melódica de Dm7+ Superposta Dm7+ sobre(over)G7(#11)Acorde G7(13)_Décima Terceira
Acorde de Sétima da(e) Dominante_G7 com a tensão=13 Função:. de Dominante_V7 grau_(tensão) resolvendo na Tônica(I grau)_ Escala BeBop Descendente= 8.7.b7.6.5.4.3.2.1 e Modo Mixolidio=G.A.B.C.D.E.F Modo Dórico de Dm7 "over" G7(13)= D.E.F.G.A.B.C. Arpejo de Dm7(9) "over" G7(13) Arpejo principal:. soma da tríade de G7(G.B.D)+ a tétrade de Fmaj7(F.A.C.E) Resultando neste arpejo:. G.B.D.F.A.C.E Clicar no Exemplo_Audio Exemplo_G7 13 arpejo e escalasUnindo os shapes da Pentatônica m7
Clique nas imagem para vê-la ampliada
Funções Tonais-Dominante-b9_9_#9_
Funções Tonais
Ao combinar-se uns com os outros em sucessão, os acordes mostram tendências para o movimento ou repouso que derivam da hierarquização existentes entre as notas de uma escala.
O acorde de 7° de dominante por exemplo, exerce uma importante força de transição que obriga a localizar outro acorde que se lhe segue geralmente o acorde de tônica.
E êste, por sua vez, é percebido como o ponto final harmónico e é revelado completamente como o único acorde totalmente estático dentro de uma tonalidade.
O ouvido percebe o transitivo e conclusivo emergente dos encadeamentos dos acordes e podem identificar três sensações harmônicas ou efeitos tonais bem diferenciados que se alternam em segmentos de duração diversa.São as funções tonais e pode ser descrito desta seguinte forma:
Função___ Sensação Auditiva
Subdominante:. instabilidade,semitensão,transitivo,pressão leve,espera,trânsito.
Ex:. Dm7(9)
Dominante :.ação,tensão,transitivo,pressão,pergunta,impulso.
Ex:. G7(#11)
Tônica :. repouso,distenção,conclusão,relaxamento,alivio,resposta,chegada.
Ex:. Cmaj7(9)
Movimento Vertical_Campo Harmônico nas 5 Regiões
Uma forma de aplicar,manusear e memorizar os acordes de um campo harmônico é executá-los nas Cinco Regiões do braço da guitarra(violão) através do "Movimento Vertical".(Clicar na imagem para vê-la ampliada)
Primeira Região_Formato de Lá
Segunda Região_Formato de Sol
Terceira Região_Modelo de Mi
Quarta Região_Formato de Ré
Quinta Região_Formato de Dó
Chords_Disposições Avançadas
Acorde em Posição Aberta(7M_3_T_5) com intervalos de 4°justa,6° maior e 5° justa resultando numa atmosfera "misteriosa" com relação a sua sonoridade.
Esses acordes funcionam bem como "chord melody" em solos e harmonia estática quando estiver apoiando uma voz ou um intrumento.
O grande e revolucionário guitarrista inglês Allan Holdsworth usa bastante este tipo de acordes como chord melody.
Clicar nas imagens para vê-las ampliadas
Acordes em Progressão_Junção dos modelos de E e A
Ex:.Desafinado_de Tom Jobim(16compassos)(clicar na imagem para vê-la ampliada
Tonalidade Acordes em progressão-Parte 1
Tonalidade(Key)(Campo harmônico) de F Maior
em “Progressão”__Fmaj7_Gm7_Am7_Bbmaj7_C7_Dm7_Em7b5_Fmaj7
Os acordes em progressão, como uma fila é uma maneira de memorizar os acordes e
colocá-los na “ponta dos dedos” e utilizá-los em acompanhamento e solo.
Segue os acordes nos diagramas.
Clicar na imagem para vê-las ampliada
Tonalidade(Key)(Campo harmônico) de Bb Maior
em “Progressão”__Bbmaj7_Cm7_Dm7_Ebmaj7_F7_Gm7_Am7b5_Bbmaj7
clicar nas imagens para vê-las ampliadas
Tonalidade(Key)(Campo harmônico) de Eb Maior
em “Progressão”__Ebmaj7_Fm7_Gm7_Abmaj7_Bb7_Cm7_Dm7b5_Ebmaj7
AEP_arpejo,escala e pentatônica_Parte 3
Associar um AEP(arpejo,escala e pentatônica).Neste exemplo vamos unir a 3°,4° e 5°região que vai da 8°casa até a 15°casa
União do formatos de Mi,Ré e Dó.
Digitação Aberta
Aplicação=Exemplos=AEP/Cmaj7___AEP/Am9_ AEP/Em9__AEP/B7(#5)__AEP/F#7(#5)_AEP/F#m7(b5)_AEP/D9_AEP/D9(13) etc..
AEP_arpejo-escala e pentatônica_Parte 2
Associar um AEP(arpejo,escala e pentatônica).Neste exemplo vamos unir a 2° e 3° região que vai da 5°casa até a 10°casa
União do formato de sol+formato de mi e aplicar “sweep picking" nos arpejos.
Aplicação=Exemplos=AEP/Cmaj7___AEP/Am9_ AEP/Em9__AEP/B7(#5)__AEP/F#7(#5)_AEP/F#m7(b5)_AEP/D9_AEP/D9(13) etc..
AEP_Arpejo_Escala e Pentatônica_Parte 1
Nesta "lesson" estou mostrando como associar um arpejo,escala e pentatônica M/m.Neste exemplo o acorde de Dó maior está na 1° Região)(2° casa até a 5° casa),2° Posição(II)(2° casa) e a escala na 1° Digitação Fechada.
Aplica-se a associação arpejo,escala e pentatônica(AEP) sobre diversos tipos de acordes.
Exemplos:. AEP/Cmaj7___AEP/Am9_ AEP/Em9__AEP/B7(#5)__AEP/F#7(#5)_AEP/F#m7(b5)_AEP/D9_AEP/D9(13) etc..
Aguardem a continuação desta lesson.
Acordes Escalas
Nesta "lesson" aprender escalas-acordes é o principal objectivo.Cada acorde tem seu "acorde-escala" apropriados e saber estas escalas "na ponta do dedo" é um pré-requisito para o improvisador.
O primeiro exercício é o de tocar a "escala-acorde" inteira em movimento ascendente em colcheias a partir da tônica até o VII grau(7) da escala e depois em movimento descendente.
Os acordes mostrados no exemplo são o Dm9(Dórico=12b3456b7)o G7(Mixolidio=123456b7) e o Cmaj7(Jonio=1234567) numa progressão II.V.I.
Este exemplo está nas 12 tonalidades do lado "anti-horário"(bemóis) do Circulo das Quintas
e na "Região 5"(do braço da guitarra)e é uma abordagem muito usada na escola jazzista para improvisação.Para os guitarristas faz-se necesssário tocar em outras regiões para um completo dominio desta técnica.
(Clicar nas imagens para vê-las ampliada)
Nenhum comentário:
Postar um comentário