domingo, 11 de agosto de 2013

Dick Farney-Bossa Nova -Jazz (Full Album)

Share it Please

Dick Farney - Bossa Nova \ Jazz (Full Album) Álbum Completo

1)Copacabana
2)Tereza da Praia (com Lucio Alves)
3)Inútil Paisagem
4)Uma Loura
5)Sábado em Copacabana
6)Aeromoça
7)Não tem solução (com Claudette Soares)
8)Chuva (com Claudette Soares)
9)Fotografia
10)Marina
11)Ponto Final
12)Nick Bar
13)O que é amar (com Claudette Soares)
14)Apelo (com Claudette Soares)
Dick nasceu no Rio de Janeiro a quatorze de janeiro de 1921 e veio a falecer no dia quatro de agosto de 1987. Dick Farney era cantor excelente, instrumentista, e compositor que contribuiu decisivamente à renovação de música popular brasileira com a incorporação do jazz em harmonias e estilo. Filho de pianista e cantora, Dick Farney se tornou pianista clássico, tocando peças de Manuel de Falla na Rádio Mayrink Veiga aos quatorze anos.

Influenciado pelo pop e jazz americanos, Farney se tornou o pianista do grupo "Swing Maníacos, junto com seu irmão, o então baterista Cyl Farney. Na Rádio Mayrink Veiga ele teve o seu próprio show: Dick Farney, Sua Voz e Seu Piano e.tocou no Cassino da Urca como crooner da Orquestra de Carlos Machado, 1941 a 1944.


Como cantor solista, a sua primeira gravação foi em 1946, interpretando samba-canção "Copacabana" ( João o Barro/Alberto Ribeiro), isso se tornaria um dos seus clássicos. Ainda em 1946, ele foi para os EUA tocar com Nat Cole, Bill Evans e David Brubeck. No ano seguinte, ele teve uma outra temporada, tocando durante dois meses na rádio NBC e fazendo shows ao vivo em Hollywood, Chicago e São Francisco.


Dick Farney lançou "Tenderly" naquele período através da Majestic Records. No Brasil, ele teve sucesso com as canções "Marina", "Um Cantinho e Você" e "Nick's Bar". No começo dos anos 50, ele fez sucesso com "Alguém Como Tu", "Sem Esse Céu" e "Ranchinho de Palha" (ambos por Luís Bonfá).


Em 1954, ele formou o "Dick Farney e Seu Conjunto" no qual ele tocava piano. Uma fase nova começou neste ano, marcado pela sua associação com Tom Jobim, que anunciou os futuros tempos de bossa nova, com o sucesso de "Teresa da Praia" (Tom Jobim/Billy Blanco) interpretado por Farney e Lúcio Alves.


Farney participou da "Sinfonia do Rio de Janeiro" (Tom Jobim/Billy Blanco) e formou um quarteto de jazz com o baterista Rubinho, o baixista Xu Viana e saxofonista Casé. O grupo teve sucesso e depois de se apresentar no Teatro Municipal de Rio de Janeiro, gravou um álbum.


Em 1957, ele foi para os EUA onde ele tocou durante um ano em New York, viajando depois para Cuba, República Dominicana, Porto Rico e o Caribe. Em 1959, ele teve seu próprio show na Tv Record e em 1965, ele e Betty Faria eram anfitriões no show "Dick e Betty" na Tv Globo.


Em 1965, Farney lançou um álbum pela Elenco, "Você", um dos seus maiores sucessos. Em 1971, Farney formou um trio com o baixista Sabá (Sebastião Oliveira da Paz) e o baterista Toninho (Antônio Pinheiro Filho), para uma temporada na boate Flag's. Continuando gravando e tocando regularmente, o último lançamento de Farney foi o álbum "Dick Farney Ao Vivo"(1986).

DISCOGRAFIA

1956

Jazz After Midnight
Columbia
1956
Dick Farney Trio
Continental
1960
Dick Farney e seu Jazz Moderno
Odeon
1961
Dick Farney Jazz
RGE
1961
Dick Farney e Booker Pitman
RGE
1967
Dick Farney, Piano & Orquestra Gaia
Elenco
1973
Concerto de Jazz (ao vivo)
London / Odeon
1977
Dick Farney Trio: 5 Anos de Jazz
London / EMI Odeon
1985
Momentos
Inverno & Verão
1986
Dick Farney Ao Vivo
Inverno & Verão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Followers