quarta-feira, 27 de março de 2013

Marcus Tardelli:. O Mozart do violão brasileiro

Share it Please
Quando estava com meus 14 anos e já começando a tocar violão tive a sorte de ouvir um LP de Baden Powell.
Curti todas as faixas mas uma bateu fundo no meu coração que foi a Valsa de Eurídice de Vinicius de Moraes.
Fiquei ralando para tirar a música e consegui.
Desde então Valsa de Eurídice faz parte de mim como se fosse minha composição.
Hoje ao indicar para um aluno o nome de Marcus Tardelli, esbarrei com um video dele tocando a Valsa de Eurídice.
O que mais me surpreendeu foi a interpretação e o arranjo que ele fez para esta música com um alto grau de complexidade harmônica contrastando com uma leveza interpretativa.
Marcus Tardelli está como Peter Selers no filme "Muito além do Jardim".
É o Mozart do violão brasileiro.
Se Baden Powell ouvisse este arranjo de Tardelli,certamente iria concordar comigo de que o Brasil de hoje não é sòmente a "terra de grandes violonistas" mas a terra de um grande "genio" que está revolucionando o violão brasileiro.
Marcus Tardelli.

Valsa de Eurídice com Marcus Tardelli

Marcus Tardelli conta como desenvolveu sua técnica

Marcus Tardelli conta que trocou os brinquedos por disco

Tardelli vê e comenta a entrevista de Guinga chamando-o de gênio

4 comentários:

  1. Concordo plenamente. Marcus Tardelli é um dos artistas mais profundos e geniais que já ouvi, que o mundo está começando a descobrir, e que pra nossa felicidade é um brasileiro! Diferente da maioria dos virtuoses de hoje que vem da linha Baden-Rabello (como Yamandu, Penezzi ou Rogério Caetano) Tardelli é um violonista totalmente original, artista único, que não se enquadra em nenhuma escola, e que está devolvendo dignidade ao violão, levando-o a um novo patamar, tanto técnico, quanto artístico. Um visionário, fundador de uma nova escola. Pra mim, sem dúvida o grande gênio do violão moderno.

    ResponderExcluir
  2. Conheço pessoalmente o tardelli e com certeza concordo plenamente com tudo de genial que se comenta sobre seu talento e virtuosismo. Me lembro uma vez em Petropolis sua terra natal, que eu , depois de assiostir uma performance de Marcus, falei com ele apos o concerto que le viria a ser um dos maiores violoniostas do Brasil, mais qté que Raphael rabello, tambem petropolitano. Isto eu disse a ele, pois depoois de assisti-lo , não havia palavras para descrever o show dado por ele. Pena que no Braisl a midia se preocupe com os MC`S , DJ´S e duplas sertanejas, noa dando a minima para os verdadeiros talentos brasileiros.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você.
    Infelizmente no Brasil a "política e cultura do jabá"(propina) é muito forte.
    Para poder trabalhar um CD as gravadoras pagam fortunas aos radialistas e apresentadores de TV.
    Conversava com um aluno meu e dizia :. qual o critério para ma música entrar numa trilha de novela?
    A beleza dela ? A qualidade? nenhuma das alternativas. É "grana"; é muita grana.
    Graças a Deus que a Internet dá uma contrabalançada nesta situação.
    Pelo menos o artista pode divulgar e vender seu trabalho no seu site,blog,canal do Youtube, paginas no Myspace, no Reverbnation,Twitter,Facebook e por ai vai.
    Acredito que se não fosse a Internet seria muito difícil a gente conhecer músicos da genialidade de Marcus Tardelli e outros grandes nomes do chôro,mpb,jazz e música clássica.
    Sei que a luta contra uma poderosa "globo" da vida é muito desigual mas a Internet está modificando um pouco este estado de coisas; senão nós não estaríamos trocando idéias sobre o Marcus Tardelli.
    Volte sempre no blog que estou colocando material para estudar etc..
    abraço
    Carlos Roberto Rocha

    ResponderExcluir
  4. É a mais pura verdade. Músicos medíocres viram celebridades sendo chamados de "reis" pela mídia, enquanto os verdadeiros artistas são desprezados.
    Na minha opinião a maioria das pessoas hoje em dia, seja em qualquer área, é incentivada desde cedo a colocar o retorno financeiro como prioridade.
    Pra mim, o grande profissional é aquele que pensa no bem do ser humano em 1º lugar. Para ele, dinheiro e status profissional são apenas consequência da sua vocação e não o objetivo principal.
    A grande mídia é uma máquina capitalista, que se enriquece às custas da pobreza e ignorância da população, no fundo jamais vai querer que a verdadeira Arte chegue ao entendimento e sensibilidade das pessoas. Pra essa máquina é muito mais vantajoso deixar a mente das pessoas vazia estimulando cada vez mais a ignorância, pra que se consiga uma fácil manipulação de opinião e consequentemente muito poder dentro do país.
    Vida longa ao gênio Marcus Tardelli

    ResponderExcluir

Followers